Geschäftshaus Feuser

Passado e presente que se unem

CONHEÇA UM POUCO
MAIS SOBRE A HISTÓRIA
DESTE CASE

Entrar na Geschäftshaus (a Casa Comercial) de 1910 é como mergulhar nas doces lembranças do passado. Os móveis, a estrutura física, a disposição dos artigos e, muitos dos produtos são verdadeiros achados para o mundo moderno. Não há como não se lembrar das antigas vendas que as comunidades pequenas tinham, onde se vendia de tudo um pouco, tempo em que o transporte era escasso e as pessoas necessitavam de artigos que não conseguiu produzir em suas propriedades.

Um livro de compras a prazo encanta a todos e muitos já tentaram comprá-lo, mas tanto seu José Feuser quanto sua filha Cacilda Feuser não irão se desfazer do exemplar que data de compras do ano de 1943. Ali foram registrados o dia-a-dia de avôs, pais e netos e muitos vêm atrás dos registros para encontrar o nome do avô ou de outro parente distante. O livro é apenas uma das relíquias que pai e filha guardam com muito carinho e estima, pois para ele a história daqueles objetos se mistura às de sua família.

A casa comercial era registrada como “Secos e Molhados” e já vendeu muito mais que hoje. Na verdade, nos tempos passados era o suporte do agricultor, vendia tecidos, utensílios de cozinha, ferramentas, querosene e sal. Também já vendeu a cerveja artesanal fabricada pelo sogro de seu José Feuser, Antônio Effting e a gasosa da fábrica de gasosa qu e havia em Vargem de Cedro e que era fechada com uma bolinha de vidro para manter o gás.

Seu José vivenciou muitas coisas na comunidade e lembra da fábrica de suco de laranja que era vendido para Max Wilhelm de Jaraguá do Sul, e o óleo extraído da casca da laranja que era vendido para a fábrica de cosméticos de Porto Alegre, lembra também da fábrica de banha que ia através do Porto de Laguna para o Rio de Janeiro. Todas propriedade de Antônio Effting. Mostra com orgulho uma placa que era usada para marcar as latas de banha de 20 kilos. E que ajudou a abrir a estrada que leva a comunidade de São Luís.

A Geschäftshaus foi construída por Antônio Effting, sogro de José Feuser. Atualmente sua filha, Cacilda Feuser é quem administra os negócios. Seu José e Cacilda passam os dias juntos e atrás do balcão centenário. Os dois não se cansam de reviver as histórias e dividí-las com os visitantes.

Cacilda conta que tenta preservar ao máximo as características do ambiente e mostra com orgulho as relíquias que possui: disco de vinil, vitrola, rádio e televisores de tempos distantes, livros. Ao entrar na Casa Comercial as pessoas se surpreendem com o regaste histórico que a casa mantém. São gerações inteiras que compraram e compram na Geschäftshaus, filhos de Vargem do Cedro que volta e meia estão na comunidade e não deixam de dar uma olhadinha.

Os dois relembram que no passado as mercadorias eram trocadas. O colono trazia seus produtos: batata, feijão, ovos, manteiga, balaios e levava os itens que não produzia. Além disso, o excedente era levado para ser revendido em Laguna e feiras dos produtos coloniais da época.

"Grüss Gott triff ein bring Glück herein"
Louvado seja Deus, entre e traga sorte

Geschäftshaus hoje

Mantém objetos do passado para apreciação, comercializa produtos de gêneros alimentícios, roupas, utensílios para cozinha, ferramentas, bolachas e bebidas em geral. E se atualiza com o passar dos tempos, tanto que conta com internet wi-fi à disposição de seus visitantes. Seu José aos quase 86 anos diz que sua vida está ali e Cacilda, também já aposentada, afirma que cresceu atrás daquele balcão e mesmo tendo saído, estudado, voltou às origens e aqui ficará por muito tempo ainda. Pai e filha tem ainda um grande prazer juntos: cantar lindas canções em alemão para os visitantes.

MAIS FOTOS

Livro do passado para controle das vendas

Visão geral da loja

Parte destinada à venda de bebidas

É possível encontrar vinhos

Objetos do passado

Utensílios de cozinha raros

"Na felicidade não se vanglorie e no sofrimento não reclame, faça o inevitável para suportar com dignidade."

Este globo terrestre realiza movimentos de rotação sem utilizar fontes de energia, o mesmo utiliza apenas do polo magnético terrestre

Compartilhar no Whatsapp

Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Twitter

Entre em contato com Geschäftshaus Feuser

Visite e conheça nossos produtos

Fone: (48) 3053-4557 | 8834-3874

*As informãções de horário de atendimento podem ser alteradas a qualquer momento e representamdados da data de elaboração do projeto.
Mini-site desenvolvido por O Regional Sul
2016 © Todos os direitos reservados à O Regional Sul