Alambique Berkenbrock

60 anos de tradição

CONHEÇA UM POUCO
MAIS SOBRE A HISTÓRIA
DESTE CASE

A História

Tudo começou com seu Augusto Berkenbrock e Guilhermina Berkenbrock Preus que com os filhos Guilherme e Edmundo Berkenbrock produziam cachaça. Assim foi por muito tempo, depois o alambique ficou com Guilherme que faleceu em 1994 e a mãe em 2011. Hoje o alambique está com o filho dele, José Berkenbrock e sua esposa Valdirene Maria Schmoller Berkenbrock.

O casal

Ambos são muito simpáticos e fazem questão que o cliente experimente a produção para ajudar na escolha, pois são tantas opções que a gente até se perde depois de ter provado. A tradição vai sendo perpetuada e o casal espera que pelo menos uma de suas três meninas queira prosseguir na produção da cachaça artesanal.

A tradição

Foi sendo passada e a cachaça feita artesanalmente de melado continua a conquistar admiradores. Há os clientes fixos e os turistas que visitam Vargem do Cedro também procuram as iguarias do casal. José lembra que em 1956 a cachaça era apenas para ocasiões especiais e seu avô costumava fazer a cachaça pura e transportá-la em latas de banha de 20 litros. Atualmente o transporte atende às normas sanitárias. Hoje o processo é muito parecido, mas as oportunidades são maiores. A cachaça é o resultado de uma fermentação natural do melado e outra de metade garapa e metade melado, que ficam dois dias fermentando e José vai cuidadosamente retirando as impurezas, acompanhando a temperatura e acidez da fermentação, tudo para chegar ao final do processo com o que há de melhor para oferecer aos clientes.

O alambique

Produz muitas variedades como: cachaça pura, cachaça lima, com mel, de jabuticaba, abacaxi, maçã, pêssego, pera, limão, canelinha e morango. Também produz licores de: chocolate e café. E, tem ainda, os coolers de: pêssego e morango. A prosperidade acompanha quem trabalha e, por isso, em 2015 o alambique produziu 25 mil litros de bebidas, mas a estrutura permite produzir até 45 mil litros. José enfatiza que tudo que é possível produzir na propriedade eles plantam. Assim é com a cana-de-açúcar e com as frutas, apenas o que não é possível cultivar é que eles compram, mantendo mais forte a qualidade dos sabores.

Poucas fotos

O casal guarda com carinho e em um lugar especial as poucas fotos que restam de seus antecedentes que foram fundamentais na história do alambique.

MAIS FOTOS

Barril de carvalho em amostra

Linha de cachaças é diversificada

Conheça a produção e deguste no local

Compartilhar no Whatsapp

Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Twitter

Entre em contato com Alambique Berkenbrock

Fone: (48) 3053-4545

*As informãções de horário de atendimento podem ser alteradas a qualquer momento e representamdados da data de elaboração do projeto.
Mini-site desenvolvido por O Regional Sul
2016 © Todos os direitos reservados à O Regional Sul